sexta-feira, 22 de outubro de 2010

USO DE MÍDIAS SOCIAIS POR CANDIDATOS NAS ELEIÇÕES 2010

Análise do uso de mídias sociais por Dilma Rousseff

O período oficial de campanha eleitoral já começou e os candidatos estão empolgados querendo repetir o sucesso de Obama na internet. Mas será que eles sabem o que significa estar na internet, nas mídias sociais, em um ambiente de diálogo? A candidata Dilma Rousseff já tinha um site oficial e perfis em mídias sociais durante sua pré-campanha. O próprio site do PT já trazia uma seção chamada "Eleições 2010", só com notícias relacionadas ao pleito. Na home, um destaque convidava o internauta a tornar-se um "Petista 2.0", participando da rede de militantes online do PT.
O site oficial dilmanaweb.com.br (que agora virou o dilma13.com.br, com mudanças no layout e acréscimo de conteúdos) estava indicado no site do PT como blog oficial da candidata. Mas encontramos no que deveria ser o blog pessoal uma seção chamada "Notícias", com diversos textos parecidos com releases de imprensa referindo-se à Dilma em 3ª pessoa. Apenas um post era assinado por Dilma – um texto escrito por ela após a morte de Tancredo.
Vamos ao Twitter. Dilma entrou no microblogging já pré-candidata, o que nos deixa com dúvidas sobre o serviço estar sendo utilizado apenas como ferramenta eleitoral, ou se a candidata continuará lá depois das eleições. Ela contava com pouco mais de 34 mil seguidores em abril, durante a pré-campanha. Hoje, esse número já passou dos 100 mil. Inclusive, Dilma twitou: "Passamos dos 100 mil seguidores hoje, pessoal! Tem sido muito bom conversar com vocês nesses três meses de twitter. Obrigada pela companhia." (03/07/2010). OBS:Pesquisar quantos seguidores Dilma tem hoje.
Em um de seus primeiros tweets, Dilma disse: "Não vou fazer muito discurso por aqui. Quero trocar idéias, ouvir sugestões. Vou me abastecer com os twiteiros.
Na data da pesquisa, apenas 16 das 50 mensagens postadas no site continham recursos como mentions, retweets, hashtags ou links. Hoje, a candidata faz mais mentions, o que não significa que ela esteja dialogando muito...São vários mentions em um mesmo tweet, agradecendo o apoio, por exemplo. É uma mensagem generalizada, e direcionada aos que já a apóiam. Seria interessante conversar com quem tem perguntas, com quem quer debater, podendo assim conquistar novos eleitores. Uma rápida busca por TO:dilmabr no Search do Twitter mostra que não é por falta de tentativas do público que este diálogo não está acontecendo.
Além da conta no Twitter, Dilma já contava com perfis no Orkut e no Facebook na pré-campanha. Porém, esses perfis eram fechados. Só quem a tinha adicionada como amiga poderia deixar e/ou visualizar recados ou ver fotos, por exemplo.
Hoje, o link para o Facebook no site da Dilma direciona para uma página na rede social, chamada simplesmente "Dilma", com diversos conteúdos abertos ao público. E o perfil da candidata no Orkut conta atualmente com muitas comunidades e diversos álbuns de fotos abertos ao público.Inclusive, uma mensagem no perfil de Dilma diz "Infelizmente o Orkut está nos impossibilitando de termos mais amigos. Devido ao fato de apenas mil pessoas poderem ser amigos e já estarmos lotados, criamos uma comunidade para que você possa interagir conosco.". Esta comunidade possui 1451 membros (QUANTOS MEMBROS TEM ESSA COMUNIDADE HOJE) e seu fórum não é muito movimentado, com cerca de 1 a 3 postagens em cada tópico
Dilma procura estar presente oficialmente em diversos lugares da rede desde a pré-campanha, ampliando sua visibilidade, mas ainda precisa aprender mais sobre as interações. Se a graça da internet nas eleições é aproximar cidadãos e candidatos, gostaríamos de ver posts escritos por Dilma, recados trocados por ela nas redes sociais, respostas às perguntas no Twitter, enfim, mais diálogo. Acho que essa é a palavra-chave à qual os nossos políticos não estão acostumados (o público não tem voz ativa na TV, no rádio, nos jornais...), mas vão ter que aprender para não frustrar os eleitores na (praticamente) única chance que estes têm de conversar com os candidatos. Dilma, você precisa aprender a interagir se quiser ser tão bem-sucedida quanto Obama na internet.


Análise do uso de mídias sociais por José Serra

O perfil do candidato tucano no Twitter já era conhecido há tempo. Desde o ano passado (ele ingressou no microblog em abril de 2009), comentado por ele em diversas entrevistas. Mas Serra fica só no Twitter?
A pesquisa, realizada em abril, começou pelo site do partido, primeira fonte de informação oficial sobre um candidato. Mas o site do PSDB não trazia nenhuma informação tratada de forma especial acerca das eleições ou de Serra na pré-campanha. Para chegar ao Twitter do candidato, para se ter uma idéia, foi necessário percorrer um caminho longo e nada intuitivo:acessar a área de blogs, entrar no blog Diário Tucano, dos deputados e senadores do PSDB, para só então encontrar algo relacionado ao tema eleições: um link para o site Mobiliza PSDB. Nele, encontramos um destaque secundário para o site Amigos do Serra, no qual há o link para o Twitter de Serra.
Hoje, o site do PSDB têm um destaque chamando para a Proposta Serra, o site do programa de governo colaborativo do candidato. Mas continua sem link algum para qualquer site oficial ou perfil em mídia social do presidenciável tucano.
No Twitter, Serra afirmava não possuir site oficial, nem perfil no Orkut ou Facebook na época da pré-campanha. Dizia ser seu apenas o blog de notas cujo link estava indicado até então no perfil do Twitter. Por outro lado, ao visitar-se o blog, encontramos o seguinte e-mail indicado para contato: amigosdoserra@gmail.com. E tem também um bannerzinho para o site Amigos do Serra.
Além disso, o candidato tucano divulgava no Twitter (e ainda divulga) muitos vídeos de um canal no Youtube chamado Amigos do Serra (também divulgado lá no blog), e fotos de uma conta no Flickr com o mesmo nome.
O blog referido anteriormente, o serraescreve.blogspot.com, traz textos diversos escritos por José Serra, porém não há a opção de fazer comentários.
Serra twita frequentemente durante a madrugada, o que reforça a idéia de que é o próprio que opera sua conta. Seu perfil possuía em abril cerca de 216 mil seguidores no Twitter. O número pulou para mais 300 mil em julho (Ha QUANTOS MEMBROS TEM JE). Os recursos do microblog são bastante utilizados pelo candidato, principalmente no diálogo com o público – a maioria das mensagens possui mentions, seja respondendo a dúvidas ou trocando idéias com outros usuários. Isso reforça a tendência que a internet tem para ser um meio que estreita as relações entre os cidadãos e os políticos, entre os eleitores e os candidatos.
Com o início da campanha eleitoral em 6 de julho, Serra não twitou seu site oficial (serra45.com.br), divulgando-o apenas no campo "web" do Twitter. Nas mensagens, deu prioridade para divulgação do site propostaserra.com.br.
O site também traz links para um canal oficial no Youtube chamado José Serra Presidente - 45 e a conta oficial no Flickr, a Galeria de José Serra.



MÍDIAS SOCIAIS UTILIZADAS PELOS DOIS CANDIDATOS


Dilma


twitter Blog    facebook    Site     You Tube    Orkut    identico    flickr


José Serra

twitter Blog    facebook    Vimeo     You Tube    Orkut    flickr


CONCLUSÃO


Apesar das deficiências apontadas nestes dois posts, a interação que vem acontecendo nas mídias sociais dos candidatos nos traz esperanças de que a internet vai, sim, ajudar na qualificação da nossa democracia ao nos aproximar de nossos representantes, mesmo que, por enquanto, este fenômeno esteja ainda engatinhando.

A internet dá a possibilidade do questionamento direto aos candidatos por parte do público. A comunicação horizontal da rede exige uma mudança na postura dos políticos, que devem estar preparados para o diálogo aberto e direto com o público. É claro que poderia ser mais fácil vir a público apenas nos meios de comunicação tradicionais (de comunicação vertical), nos quais não têm, necessariamente, que dar respostas aos cidadãos. Mas os candidatos que ficarem à margem da internet e da interação ficarão aquém das expectativas dos eleitores online, pois o público da rede quer dialogar e interagir com os candidatos, seja através de um site, de um blog, do Twitter ou de outras ferramentas.


Edivando Pereira da Fonseca
Júlio César Pereira

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