terça-feira, 26 de outubro de 2010

USAR REDES SOCIAIS PARA FALAR MAL DO CHEFE PODE DAR JUSTA CAUSA.

O QUE VOCÊ ANDA FAZENDO? NO QUE VOCÊ ESTÁ PENSANDO AGORA? PERGUNTAR NÃO OFENDE. RESPONDER... PODE CUSTAR O EMPREGO. E OS ADVOGADOS TRABALHISTAS ALERTAM: INTERNAUTAS PRECISAM TOMAR MAIS CUIDADO COM O USO DAS REDES SOCIAIS. EM UMA PESQUISA SIMPLES NO ORKUT, É POSSÍVEL ENCONTRAR DIVERSAS COMUNIDADES DEDICADAS A FUNCIONÁRIOS QUE RECLAMAM DOS PATRÕES: "EU ODEIO O MEU CHEFE", "MEU CHEFE PENSA QUE SOU MAGAIVER", "MEU CHEFE É UMA MALA SEM ALÇA" SÃO ALGUNS DOS EXEMPLOS. NO TWITTER, SÃO COMUNS POSTAGENS COMO "DAR TIRADINHAS NO MEU CHEFE ME FAZ GANHAR O DIA", OU "TENHO QUE AGUENTAR O CHATO DO FILHO DO MEU CHEFE".]
UMA DAS INTERNAUTAS POSTOU: "NOS ÚLTIMOS, MEU CHEFE RESOLVE ME DAR TRABALHO! PODE XINGAR MUITO NO TWITTER?". A RESPOSTA É NÃO. UAM UMA DECLARAÇÃO IRRESPONSÁVEL NO MUNDO VIRTUAL PODE TRAZER CONSEQUÊNCIAS BEM REAIS. O ARTIGO 482 DA CONSOLIDAÇÃO DAS LEIS TRABALHISTAS (CLT) PREVÊ A DEMISSÃO POR JUSTA CAUSA EM CASO DE "LESÃO DA HONRA OU DA BOA FAMA CONTRA O EMPREGADOR E SUPERIORES HIERÁRQUICOS, SALVO EM CASO DE LEGÍTIMA DEFESA, PRÓPRIA OU DE OUTREM".
SEGUNDO O ADVOGADO TRABALHISTA CRISTIANO CARNEIRO, DEPENDENDO DO TEOR DA OFENSA, A PUNIÇÃO DE UMA LISTA ADVERTÊNCIA AO DESLIAGAMENTO DO FUNCIONÁRIO SEM NENHUM DIREITO RESCISÓRIO. "TUDO DEPENDE DA INTENSIDADE E DA FORMA QUE O FUNCIONÁRIO SE EXPRESSA". CASO A OFENSA SEJA DIRETA, CONTENDO O NOME DO SUPERIOR E ATÉ MESMO O DA EMPRESA, O EMPREGADO PODE SER PROCESSADO POR CALÚNIA E DIFAMAÇÃO.
"O APELO É MUITO FORTE. A PRÓPRIA FERRAMENTA TE INCITA A DESPEJAR ALGUM TIPO DE SENTIMENTO E AS PESSOAS NÃO SABEM CONTROLAR A PRIVACIDADE DAS REDES", EXPLICA SUZANA COHEN, ESPECIALISTA EM MÍDIAS DIGITAIS. "FAZER ISSO, NOS DIAS DE HOJE, É UMA INGENUIDADE. SE O FUNCIONÁRIO ESTÁ EM UMA REDE SOCIAL, O CHEFE DELE PODE ESTAR TAMBÉM. XINGAR O CHEFE NA INTERNET É PRATICAMENTE O MESMO QUE XINGAR PESSOALMENTE. É O RISCO DA SUPEREXPOSIÇÃO", EXPLICA CARNEIRO.
SEGUNDO IVAN WITT, SÓCIO DA STEER RECURSOS HUMANOS, É PRECISO TER CRITÉRIOS NA UTILIZAÇÃO DAS REDES E ANALISAR QUAL É O OBJETIVO COM AS POSTAGENS IDEAIS. "NÃO É PORQUE A INTERNET É UM CAMPO ABERTO, QUE SE DEVA ABASTECER UMA PÁGINA COM QUALQUER TIPO DE INFORMAÇÃO", ALERTA.

FONTE: JORNAL O TEMPO

CONCLUSÃO

MÍDIAS SOCIAS: UMA PLATAFORMA ONDE AS PESSOAS A UTILIZAM PARA SE EXPRESSAREM E INTERAGIRAM ENTRE SI.
LIBERDADE DE EXPRESSÃO: É O DIREITO DE MANIFESTAR LIVREMENTE OPINIÕES, IDÉIAS E PENSAMENTOS.
AS PESSOAS CONFUNDEM MUITO ESSE DOIS SIGINIFICADOS ACIMA, A MÍDIAS SOCIAL É LIVRE PARA TODOS USAREM, MAIS É TUDO QUE TUDO QUE SE DEVE FAZER OU FALAR QUANDO SE USUFRUI DESSAS MÍDIAS.
CONCORDO COM A LEI DE QUE O FUNCIONÁRIO PODE SER DEMITIDO FAZENDO O MAL USO DAS REDES SOCIAIS DENEGRINDO A EMPRESA EM QUE TRABALHA. DO MESMO MODO QUE AS EMPRESAS HOJE EM DIA UTILIZAM AS MESMAS PARA RECRUTAREM NOVOS FUNCIONÁRIOS ELES PODEM FAZER O DESLIGAMENTO DO FUNCIONÁRIO.

ATT RONALDO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não há verdade que dure o bastante para que se torne absoluta.

O pensamento crítico é necessário para que não sejamos apenas expectadores da vida em sociedade; precisamos participar, mesmo se for de forma simples, pois toda intervenção cria um diferencial, um novo poto de vista. O batalhão de informções que nos chega a todo momento precisa ser digerida de forma crítica.

Quem sou eu

Minha foto
Somos estudantes do curso Comunicação e Marketing pela Faculdade Promove.

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Flickr